quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Movimento pró-Fundo Municipal para Arte e Cultura de São José dos Campos

Queridas pessoas da Cultura de São José dos Campos!

MOVIMENTO PRÓ-FMAC - Fundo Municipal para Arte e Cultura de São José dos Campos .

Depois de elaborado em 2008, os artistas voltam a cobrar uma votação da Câmara Municipal, porém agora através de um Projeto de Lei de iniciativa popular, já que não houve "eco" dos legisladores naquele momento e ficou muito emperrado pelas "negociações com a F.C.C.R., agora não é mais a nossa realidade negociar com nenhuma Fundação e sim com a população.

Os artistas então resolveram revisitar o documento para atualização antes de apresentar a Câmara. As assinaturas já estão sendo recolhidas em diversos eventos artísticos e culturais da cidade para tanto é necessário colocar o número do título de eleitor. Serão 5000 assinaturas.

As reuniões e debates sobre a Criação do Fundo Municipal de Arte Cultura e estudo do documento tem acontecido toda  4ª- feira das 19h às 21h na sede do Ponto de Cultura Bola de Meia.

Apenas não haverá reunião dia dia 24 de novembro, por que acontecerá a reunião para homologação dos nomes da lista tríplice e os artistas resolveram se reunir na frente do auditório da F.C.C.R. para manifestar e se expressar culturalmente, a fim de entregar para os Conselheiros uma "carta compromisso" para com a população de São José dos Campos, principalmente para com os artistas e fazedores de cultura do município.

A partir das 19h iremos participar da última Ciranda de Poesia do ano na sede do Bola de Meia com poetas e escritores locais, todos estão convidados a celebrar a Cultura pela via da poesia!

Os trabalhos de atualização do Projeto de Lei do F.M.A.C. (Fundo Municipal para Arte e Cultura)  retorna a partir do dia 01 de dezembro (4ª-feira) das 19h às 21h à Rua Porto Príncipe, 40 - Vila Rubi - São José dos Campos/SP - próximo ao SESC.

Aproveito o momento para dar algumas notícias: Diadema, Mogi e Pinda já possuem Pontos de Cultura em convênio com o governo federal, Viva! que cheguem os novos Pontos de Cultura! É uma pena que São José dos Campos ainda não pode comemorar nenhum ponto de Cultura. Fico me perguntando porquê? Já que a cidade possue muito mais de 200 mil habitantes, o governo parceriza enviando 2 por 1, ou seja o município entra apenas com uma parte, enquanto o governo federal entra com duas para que o convênio dos Pontos de Cultura realmente se efetue. Tenho dificuldade de entender uma gestão que não quer ver a população se beneficiar do Programa Cultura Viva apenas por capricho partidário, é muito triste isso.

Acho importante que os artistas pesquisem, mas pelo que me parece, o município para se beneficiar do Sistema Nacional de Cultura deve ter um Conselho e um Fundo Municipal de Cultura. O Conselho até que a F.C.C.R. possue (sem entrar no mérito da representatividade), mas o Fundo até hoje não foi pra frente. É mais que importante que São José dos Campos dê o salto qualitativo e não fique numa "ilha".

Vamos em frente minha gente lutar pelo: Protagonismo, Empoderamento e Emancipação dos artistas e fazedores de Cultura de nossa cidade e região, eixos que tanto o Programa Cultura Viva defende e busca conquistar.

Chega de ver teatro invertido, Vicentina Aranha sendo sucatiado e falta de compromisso do governo municipal com  população e os artistas da cidade!

Garantir a expressão artística e cultural é dever constitucional e direito de todo cidadão!

Lembrem-se em todo evento cultural, levem o título de eleitor e ajude a engrossar as assinaturas para este Projeto de Lei de iniciativa popular!

Abraços solidários, brincantes e saltitantes!

Segue o cortejo!

Jacqueline Baumgratz
Ponto de Cultura Bola de Meia

Um comentário:

Unknown disse...

Bola de meia, bola de gude ...
O solitário não quer solidão.
Jacqueline, conte comigo.
Lucy Miranda