PROJETO “MODELANDO HISTÓRIAS, TECENDO MEMÓRIAS”
aprovado através do Edital de Interações Estéticas – Funarte – 2010.
Monitora: Tânia Castro Geraseev de São José dos Campos.
Local: sede da
Período: de 10 de fevereiro de
Dia: Toda 5ª feira (uma vez por semana)
Duração: 10 semanas
Horário: das 18h às 21h
Faixa etária: jovens e adultos
Obs.: Ao final das atividades os participantes receberão um certificado de participação.
Inscrição (gratuita)
Como: email ou telefone (contato@ciabolademeia.org.br / (12) 3941-9723)
Contato: Kika / Emilia
Objetivos
O projeto “Modelando histórias, Tecendo memórias” tem como proposta possibilitar e potencializar o processo de construção, reflexão e ressignificação da memória individual e coletiva por meio de oficinas de criação de figuras em argila, cabaça (porunga) e taboa, matérias-primas que fazem parte da herança cultural do Vale do Paraíba.
Objetiva a criação de “espaços de memórias” – locais de encontro e partilha que possibilitem a materialização das trajetórias e experiências de vida de cada participante, estabelecendo relações voltadas aos valores comunitários de partilha do saber.
Pretende-se atuar com a metodologia da tradição oral, constituindo rodas de histórias e vivências que reconfigurem o sentido de identidade cultural e pertencimento através da recriação de símbolos e tradições e propondo reflexões coletivas acerca das questões que abordem o lugar das memórias, com a finalidade de que os participantes tornem-se os produtores, guardiões e difusores de sua própria história.
Como acontecerá
O projeto “Modelando histórias, Tecendo memórias” se propõe a desenvolver as ações previstas por meio de oficinas teóricas e práticas, em que estejam contempladas vivências como rodas de histórias, cirandas, cantigas de roda e exibição de vídeo-documentário, enfocando os temas Identidade, Memória e Patrimônio Cultural, como componentes das oficinas de elaboração de figuras em argila, cabaça e taboa, utilizando técnicas do fazer tradicional incorporado a técnicas do fazer contemporâneo.
O projeto será realizado no período de 03 meses, através de oficinas semanais de 03 horas, totalizando 36 horas (ou 10 semanas).
Todos os momentos serão permeados por rodas de histórias, cantigas e cirandas, fomentando desta maneira o “sabor pelo saber”, a experiência da troca e alegria da conexão consigo mesmo e com o outro e a experiência do estar vivo.