quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

CONVITE - INSCRIÇÃO GRATUITA

PROJETO “MODELANDO HISTÓRIAS, TECENDO MEMÓRIAS”

aprovado através do Edital de Interações Estéticas – Funarte – 2010.

Monitora: Tânia Castro Geraseev de São José dos Campos.

 

Local: sede da Cia Cultural Bola de Meia

Período: de 10 de fevereiro de 2011 a 14 de abril de 2011

Dia: Toda 5ª feira (uma vez por semana)

Duração: 10 semanas

Horário: das 18h às 21h

Faixa etária: jovens e adultos

 

Obs.: Ao final das atividades os participantes receberão um certificado de participação.

 

Inscrição (gratuita)

Prazo: 31/01/2011

Como: email ou telefone (contato@ciabolademeia.org.br  /  (12) 3941-9723)

Contato: Kika / Emilia


Objetivos

O projeto “Modelando histórias, Tecendo memórias” tem como proposta possibilitar e potencializar o processo de construção, reflexão e ressignificação da memória individual e coletiva por meio de oficinas de criação de figuras em argila, cabaça (porunga) e taboa, matérias-primas que fazem parte da herança cultural do Vale do Paraíba.

Objetiva a criação de “espaços de memórias” – locais de encontro e partilha que possibilitem a materialização das trajetórias e experiências de vida de cada participante, estabelecendo relações voltadas aos valores comunitários de partilha do saber.

Pretende-se atuar com a metodologia da tradição oral, constituindo rodas de histórias e vivências que reconfigurem o sentido de identidade cultural e pertencimento através da recriação de símbolos e tradições e propondo reflexões coletivas acerca das questões que abordem o lugar das memórias, com a finalidade de que os participantes tornem-se os produtores, guardiões e difusores de sua própria história.

 

Como acontecerá

O projeto “Modelando histórias, Tecendo memórias” se propõe a desenvolver as ações previstas por meio de oficinas teóricas e práticas, em que estejam contempladas vivências como rodas de histórias, cirandas, cantigas de roda e exibição de vídeo-documentário, enfocando os temas Identidade, Memória e Patrimônio Cultural, como componentes das oficinas de elaboração de figuras em argila, cabaça e taboa, utilizando técnicas do fazer tradicional incorporado a técnicas do fazer contemporâneo.

O projeto será realizado no período de 03 meses, através de oficinas semanais de 03 horas, totalizando 36 horas (ou 10 semanas).

Todos os momentos serão permeados por rodas de histórias, cantigas e cirandas, fomentando desta maneira o “sabor pelo saber”, a experiência da troca e alegria da conexão consigo mesmo e com o outro e a experiência do estar vivo.

Um comentário:

Oliveira Neto disse...

Olá pessoal,

Estaremos realizando no dia 02/04 o Projeto "Brasil Raízes" com a apresentação do grupo Cordas da Mantiqueira e também Ricardo Vignini!

confiram as informações em meu blog e repassem para Sandra ok?

http://oliveiranetto.blogspot.com


Abraços